Dicas de implantação de data center em escala global | Optical Communictions | Corning

Dicas de implantação de data center em escala global

Dicas de implantação de data center em escala global

Quer você seja uma empresa global ou local, acreditamos que muitas dessas práticas recomendadas para implantação de data center podem ser aplicadas à sua organização.

Na Corning, temos o privilégio de trabalhar com milhares de clientes em seus data centers, fornecendo apoio que vai desde consultoria de projeto e suporte de instalação até a gestão completa do projeto. E aprendemos muito com eles sobre as melhores maneiras de lidar com a implantação em múltiplos locais.

Quer você seja uma empresa global, com redes em dezenas de países, ou uma empresa local, com sites no mesmo fuso horário, acreditamos que muitas dessas práticas recomendadas também se aplicam à sua organização.

Padronize em uma infraestrutura consistente

Pode ser tentador deixar que cada instalação projete sua infraestrutura de cabeamento de data center exclusivamente de acordo com suas necessidades ou sua localização física. Mas essa abordagem geralmente dificulta a escalabilidade dentro da organização. Por exemplo, os membros da equipe que se deslocam de um local para outro podem não conseguir se familiarizar rapidamente com a topografia física do novo data center, devido às variações de seu último local. Quando cada local tem sua própria plataforma de infraestrutura, pode ser difícil implementar movimentos, acréscimos e alterações (do inglês MACs) de rede em toda a organização em uma escala previsível, oportuna e gerenciável.

Obviamente, muitos de nossos clientes também reconhecem que um certo grau de flexibilidade de localização é fundamental. Como muitas organizações não possuem condições de construir todos os edifícios de forma idêntica desde a fundação, você inevitavelmente acabará com diferenças físicas entre os locais. Um pode exigir um hardware pouco profundo devido às limitações de espaço físico – em outro local, pode fazer mais sentido aumentar a densidade por metro quadrado para resolver o problema de espaço. Em algumas das localizações globais de nossos clientes, os desafios de mão de obra tornam uma solução terminada em fábrica a única opção. No entanto, em outro país, a terminação em campo é a escolha mais inteligente.

Com isso em mente, considere soluções que atendam às necessidades específicas do local e, ao mesmo tempo, aproveitem os componentes que funcionam juntos. Acreditamos que nossa plataforma de data center com soluções EDGE™ oferece grandes vantagens por meio de várias “versões” que ainda são interoperáveis. Nossa plataforma também permite o fácil estoque de componentes em toda a organização. Suas equipes de suprimentos apreciarão a eficiência de compra que isso cria.

Certifique-se de que global realmente significa global

Ao avaliar suas opções de infraestrutura, observe cuidadosamente onde os produtos são fabricados. É óbvio que atualmente os produtos podem ser enviados para qualquer lugar, mas não necessariamente de forma barata ou rápida. Os fabricantes que produzem em sua região – ou, no mínimo, mantêm a tecnologia abastecida com distribuidores locais – têm maior probabilidade de que os produtos sejam recebidos dentro do prazo e do orçamento.

Em uma nota complementar, verifique se o mesmo produto é fabricado em dois locais diferentes. Se você estiver recebendo várias remessas, pode não estar recebendo o mesmo produto. Às vezes, as especificações, os materiais e até as dimensões de um produto podem diferir de um local para outro. As soluções verdadeiramente globais garantirão que a tecnologia que você selecionar para implantar em sua organização seja idêntica em todos os lugares.

Embora isso possa parecer uma preocupação apenas para as organizações que realmente são globais, as operações domésticas também podem aprender com isso. Alguns de nossos clientes, que eventualmente se arrependeram, trataram componentes básicos – como cabos ou conectores – entre os fabricantes como mercadorias intercambiáveis. Isso pode, sem dúvida, resultar em diferenças de desempenho. Mais frequentemente, isso leva a práticas de instalação e manutenção que diferem por localização, criando também ineficiências de escalabilidade para sua organização no futuro.

Crie uma equipe de implementação global – ou para toda a organização

Muitos de nossos clientes criaram “equipes de tigres” para implantar seus data centers, na instalação inicial e/ou com grandes MACs. Elas viajam para cada lugar, por semanas ou meses por vez, construindo a instalação de acordo com o requisito global, treinando a equipe local e, em seguida, movendo-se para a próxima localidade. Embora as despesas de viagem e embarque dessas equipes possam parecer pouco atraentes em comparação ao uso de equipes locais, nossos clientes que escolhem esse método dizem que o custo é mais do que compensado pela velocidade de implantação obtida. Essas equipes extremamente experientes têm pouca ou nenhuma curva de aprendizado à medida que chegam a cada nova instalação. Eles também citam a consistência da implantação em todos os locais da organização como outra vantagem, acreditando que a instalação especializada diminui o risco de futuro tempo de inatividade ou problemas de desempenho.

Alguns fabricantes de tecnologia, como a Corning, oferecem gestão de projetos ou serviços de instalação em campo para clientes que não têm recursos para montar uma equipe de tigres própria em toda a organização.

Compartilhar