O transporte Fibre Channel é essencialmente conectividade óptica ponta a ponta. A conectividade de fibra multimodo OM3/OM4 continua como a principal mídia óptica usada no data center para distâncias de curto alcance de até 100-150 m. Redes 16 GFC e 32 GFC usando troncos de fibra óptica multimodo estão agora sendo implantadas. A fibra multimodo OM3/OM4 permite a utilização de lasers emissores de superfície de cavidade vertical (do inglês VCSELs) para fornecer conectividade óptica e soluções eletrônicas sinérgicas e de baixo custo.
Até o momento, o Fibre Channel usou apenas transceptores plugáveis de fator de forma pequeno (SFP+), com uma interface de conector LC duplex com os componentes eletrônicos da rede de área de armazenamento (do inglês SAN) (HBA de servidor, switch direcionador e armazenamento). Os troncos conectorizados MTP® terminados em fábrica são comumente implantados de uma área de patch central na área de distribuição principal (do inglês MDA) para cada área com servidores, armazenamento e direcionadores SAN. Na área de patch central, os módulos MTP/LC são usados para separar os conectores MTP nos troncos em portas duplex LC. Os jumpers duplex LC são usados para fornecer a conectividade porta a porta necessária entre quaisquer dois dispositivos, como servidor para direcionador SAN ou armazenamento para direcionador SAN.
Nos gabinetes de servidor e dispositivos de armazenamento, os módulos MTP/LC são usados para separar o conector MTP do tronco em portas duplex, para interconexão com o servidor e HBAs de armazenamento usando jumpers LC duplex. Nos direcionadores SAN, entretanto, é comum usar um chicote MTP/LC em vez de um módulo para separar o conector MTP do tronco em portas duplex LC. Esses conjuntos de chicotes de alta densidade reduzem o volume de cabos e o congestionamento no(s) gabinete(s) direcionador(es), e os terminais LC do chicote podem ser escalonadas para coincidir com o espaçamento de porta das placas de linha individuais. Esse método de pré-cabeamento do direcionador SAN otimiza a gestão de cabos e reduz os riscos, movendo o trabalho diário de movimentação, adição e alteração do equipamento eletrônico para a área de patching passivo na MDA. Consulte a Figura 5.