Wireless First: a próxima evolução para Wi-Fi e celular (LTE/5G) em ambientes corporativos fechados
Por Art King
Publicado em: 4 de agosto de 2022
E se o nível de satisfação dos colaboradores com a TI pudesse subir rapidamente quando adotamos aquilo que as pessoas desejam? E se essa mesma adoção pudesse transferir os dólares destinados a TI do orçamento de manutenção para o orçamento de inovação?
Interessado? Se respondeu sim, continue lendo.
Temos publicado sobre a evolução dos aplicativos e do cenário das comunicações corporativas e criamos uma base para compartilhar o conceito de “wireless first”.
Estas publicações anteriores lançam alguma luz sobre a ideia de um projeto wireless first:
- Dispositivos móveis como a base para a inovação corporativa. Habilitar um ambiente para smartphone é um catalisador para consolidar a tecnologia de comunicações legada e criar uma poderosa plataforma de inovação.
- O quanto a sua rede corporativa é segura? Dispositivos móveis semigerenciados podem ser um vetor de espionagem ou introdução de crimeware não detectado na empresa.
- O fator humano: Wi-Fi e celular (LTE/5G) em ambientes corporativos fechados. Satisfazer as demandas de mobilidade em ambientes fechados e, ao mesmo tempo, gerenciar os custos de TI não é tão simples quanto parece.
Esta publicação descreve o wireless first como uma estratégia de migração para a computação totalmente sem fio do usuário final. É aqui que os colaboradores são equipados com laptops com Wi-Fi e serviços de voz em softphones (no laptop) ou smartphones (celular). E um projeto wireless first oferece uma oportunidade de eliminação gradual do cabeamento estruturado nas áreas de trabalho. As repercussões financeiras positivas para investimentos de TI e operações operacionais contínuas também serão abordadas nesta publicação, já que todas as partes da empresa se beneficiam desta decisão.
Introdução ao wireless universal
Chegamos a outro ponto crítico nas redes corporativas, onde somos levados a revisitar nossas suposições, nossos modelos de projeto históricos e como abordar a conectividade do usuário final. O ponto de inflexão é este: as velocidades de conexão aérea sem fio entre dispositivos individuais e a infraestrutura compartilhada, mesmo sob cargas muito pesadas, agora são mais rápidas do que uma conexão a cabo de categoria típica. Esse fato permite que a TI elimine gradualmente o cabeamento nos espaços de trabalho sem prejudicar o desempenho. Acreditamos que você concordará que as implicações de um projeto wireless first são profundas para qualquer empresa, e o saldo desta publicação descreve muitas das áreas de benefícios.
Benefícios do wireless universal
Benefício nº 1 - Satisfação do cliente. Para a TI corporativa, todos os colaboradores, contratados ou convidados que usam a infraestrutura são clientes. Imagine que a conectividade sem fio funciona em qualquer lugar, sem limitações, sem intervenção especial dos proprietários dos dispositivos ou sem configuração necessária para dispositivos móveis.
Benefício nº 2 - Reduções nas despesas de capital de construção greenfield (capex). A estratégia wireless first oferece a oportunidade de reduzir o investimento na rede interna questionando os modelos de projeto de voz/dados sob os quais operamos há mais de 80 anos.
- Oportunidades para reduzir custos de capex:
- Eliminar o cabeamento nos espaços de trabalho
- Reduzir/eliminar armários IDF em todos os andares
- Reduzir a capacidade de HVAC e elétrica necessária para os armários IDF restantes
- Reduzir o tamanho das bandejas e rotas de cabos
- Reduzir a rede de backbone corporativo para oferecer suporte a Wi-Fi de alta velocidade
- Concluir a evolução do cabeamento interno para uma arquitetura de fibra até a extremidade pronta para o futuro, como os data centers e as indústrias de telecomunicações
Dica técnica: a nova sede de comunicações ópticas da Corning em Charlotte, NC é uma implementação completa com um projeto wireless first usando nossa família de produtos Everon®. Para saber mais, temos um tour virtual disponível aqui. Além disso, temos especialistas que podem compartilhar nossos modelos de arquitetura de rede interna e auxiliar no processo de projeto. Entre em contato conosco!
Benefício nº 3 - Reduções nas despesas de capital com estruturas brownfield e despesas operacionais (opex).
A estratégia wireless first pode ser adotada nas estruturas existentes. Cada atualização planejada para a infraestrutura existente é uma oportunidade de investir na mudança para um projeto wireless first.
Oportunidades para reduzir custos:
- Reduzir o uso de equipamentos e HVAC/elétrico em armários IDF em todos os andares
- Reduzir a rede de backbone corporativo para oferecer suporte a Wi-Fi de alta velocidade
- Abandonar o cabeamento no local para espaços de trabalho
- Migrar o uso de voz de telefones fixos para dispositivos móveis para profissionais especializados
Dica técnica: a cobertura celular em ambientes fechados adequada é o principal pré-requisito para a adoção. Do ponto de vista comercial, a cobertura celular poderia ser financiada pela alocação de economias resultantes da redução do investimento no escopo da construção de redes de backbone.
Benefício nº 4 - Eliminação do OpEx de manutenção do cabeamento do espaço de trabalho e MAC (movimento, adição, alteração) de localização dos colaboradores. O OpEx de manutenção de cabos aumenta em edifícios mais antigos, dependendo da idade do cabeamento instalado. A mão de obra de MAC para colaboradores aumenta quando os cabos precisam ser remendados ou os jumpers são movidos para encontrar portas abertas no IDF. Um projeto wireless first remove completamente o cabeamento do espaço de trabalho e o opex de MAC da equação de custos.
Dica técnica: em edifícios ocupados por um longo prazo, antes de se comprometer a financiar atualizações de instalações de cabos da categoria 5e para 6a ou 7, é aconselhável considerar investir em uma implantação wireless first de fibra até a extremidade. A tecnologia sem fio é o futuro para a maioria das empresas.
Benefício nº 5 – Migração de sistemas PBX corporativos para celulares. Para aqueles que já observaram que os telefones corporativos foram abandonados por colaboradores equipados com dispositivos móveis, o último ano de trabalho em casa permitiu que todos nós fizéssemos perguntas mais amplas sobre o futuro do PBX corporativo.
Ao conversar com visionários do setor, ouvimos o seguinte:
- Avaliação das necessidades ao longo da vida versus o custo total de propriedade de um telefone de mesa, licenças e despesas operacionais em comparação com um smartphone
- Desinvestimento de telefones fixos e seus custos para colaboradores equipados com dispositivos móveis
- Switches de voz e contact center baseados na nuvem substituindo os locais
- Uso da infraestrutura do diretório corporativo para permitir o acesso contínuo dos colaboradores, independentemente do uso de um número de telefone fixo ou celular
- Eliminação gradual da maioria dos telefones a cabo
Dica técnica: na verdade, não é uma dica, mas uma pergunta honesta: neste momento em que os serviços sem fio e a adoção de smartphones estão mudando totalmente o cenário das comunicações corporativas, talvez a maioria dos telefones físicos atualmente instalados em escritórios corporativos não estejam lá por muito mais tempo?
O que as empresas podem fazer para avançar?
Sem dúvida, um projeto wireless first pode beneficiar sua empresa, e sugerimos a realização de um teste piloto para comprovar isso. Por exemplo, quando a TI corporativa ocupa um prédio que se enquadra no perfil do benefício brownfield, a adoção da tecnologia wireless first antes de levá-la para a empresa é uma abordagem de baixo risco.
Um teste piloto adequado validará a estratégia e permitirá o desenvolvimento de um plano de implementação e suporte em escala mais ampla. Para empresas passando por um orçamento de capital, quaisquer atualizações na rede que ainda estão alinhadas com a infraestrutura com fio representam uma oportunidade de financiar a transição para a implementação de uma rede wireless first.
Resumo do wireless universal
O projeto wireless first é previsto como uma grande evolução corporativa que depende de redes sem fio com cobertura total, com capacidade de suportar as demandas de tráfego como se os dispositivos ainda estivessem conectados a cabos Ethernet. Para muitos de nós que trabalhamos em casa e experimentamos uma conectividade 100% sem fio no último ano, manter essa liberdade é essencial. E, como a Corning Optical Communications é uma das pioneiras na adoção de implantações sem fio, temos informações de projeto e experiência de implementação para compartilhar.
Clique aqui para saber como as soluções de rede Corning® Everon® podem tornar um ambiente Wireless First uma realidade para você.
Dê o primeiro passo e entre em contato com nossos especialistas em redes internas se quiser se aprofundar na estratégia de projeto wireless first.
Para citar o filósofo Lao Tzu, “uma jornada de mil milhas começa com um único passo”.