Preciso de LTE para obter o 5G?

Preciso de LTE para obter o 5G?

Por Art King
Publicado em: 18 de outubro de 2022

Como o mais novo “G” a ser lançado, o 5G leva as soluções celulares a um nível totalmente novo. Ele possui recursos e casos de uso interessantes, que deixam muitas empresas ansiosas para implantar a tecnologia em suas próprias empresas. Muitos querem aproveitar seus benefícios para se tornarem mais rápidos e fáceis de usar do que nunca.

No entanto, isto cria novos problemas para as operadoras móveis. O 5G foi projetado para ser flexível, de modo que possa ser adotado em um amplo número de cenários de uso. Exige uma complexidade crescente para gerenciar a inteligência e a segurança da rede. Serão necessários alguns anos para se implantar uma rede tão grande e complexa em todo o país. Para expandir o alcance do 5G e oferecer aos usuários internos esta experiência, serão necessárias redes de acesso por rádio internas, incluindo soluções de tecnologia de small cell, para dar vida ao 5G.

Aqui está o que você precisa saber sobre como o 5G será implantado por meio de redes de acesso por rádio e o que isso significa para as redes LTE.

O que é uma rede de acesso por rádio (RAN)? O que é 5G-NSA e 5G-NR?

A rede de acesso por rádio (RAN) é o equipamento comumente visto em torres celulares locais usados pelos dispositivos móveis para se conectar à rede celular maior. Ela fornece serviços de rede para todos os dispositivos sem fio na área geográfica que cobre. À medida que as operadoras móveis passam da tecnologia LTE para a tecnologia 5G, as redes LTE existentes hoje são usadas como parte da nova RAN 5G.

Por quê? O país é demasiado vasto para tornar possível a ativação 5G em todo a área de uma só vez. É por isso que as operadoras móveis estão implantando o 5G usando as configurações 5G-Non-Standalone ou 5G-NSA. Ela combina canais LTE para sinalização com um canal 5G-New Radio (NR) para transferência de dados entre qualquer dispositivo 5G e uma célula 5G-NSA.

O 5G-NSA permite que os usuários utilizem a tecnologia 5G enquanto a rede 5G Standalone (SA) está em processo de implantação em todo o país. O 5G-NSA resultará em uma melhor experiência do usuário e em melhorias somente através da rede LTE, mas exige a infraestrutura da rede LTE.

O que é MIMO? Por que o MIMO é importante para o 5G?

Para ajudar a aumentar a velocidade e a eficácia do 5G-NSA, algumas redes utilizam o MIMO. Mas o que é MIMO, exatamente?

MIMO significa Múltiplas Entradas, Múltiplas Saídas. As redes RAN 5G atuais podem suportar antenas MIMO para multiplicar a capacidade do enlace de rádio. Ele amplia a capacidade do enlace de rádio utilizando múltiplas antenas de transmissão e recepção.

Tanto o Wi-Fi quanto o LTE utilizam o MIMO para permitir um melhor serviço em laptops e dispositivos móveis. Ele geralmente tem de duas a oito antenas no ponto de acesso Wi-Fi para ajudar a permitir mais capacidade.

Quando usado em uma escala ainda maior, um MIMO massivo normalmente permite:

  • Painéis de antenas, que contêm centenas de antenas.
  • Beamforming, para concentrar a energia celular diretamente nos dispositivos móveis.
  • Diversidade espacial, para que todos os dispositivos possam reutilizar a mesma frequência e ativar mais dispositivos com menos espectro.
  • MIMO multiusuário, para aumentar a eficiência da rede em áreas onde os dispositivos móveis 5G estão agrupados.

O MIMO oferece vários benefícios para usuários com 5G-RAN. Permite-lhes aumentar a capacidade da rede para utilização em edifícios com maior utilização de 5G. Também melhora a cobertura para todos os usuários. Os usuários também terão uma melhor experiência de mobilidade que lhes permitirá obter todos os benefícios do 5G ao usar o 5G-NSA.

Implicações para o LTE

Embora o 5G esteja em processo de substituir o LTE como a principal rede em todo o país, isso não significa que o LTE acabou completamente. As empresas devem ter uma infraestrutura LTE sólida para permitir o 5G-NSA até que o 5G-SA seja completamente implantado, e esta transição levará muitos anos. Portanto, o LTE de hoje significa o 5G de amanhã.

Isto significa que o LTE ainda desempenha um papel vital na implantação do 5G e é fundamental para obtê-lo, desde que as operadoras aproveitem o 5G-NSA. Como o 5G-NSA exige 5G-NR e LTE para ativar o serviço, não pode haver serviço 5G hoje sem LTE. Além disso, o serviço LTE ainda pode ser usado mesmo se não houver cobertura 5G-NR em um edifício

O LTE é um componente crítico para os serviços de rede. Como resultado, ele continuará a desempenhar um papel na habilitação do serviço 5G à medida que for implementado em todo o país.

No entanto, isso não significa que o LTE será necessário para sempre. O futuro do 5G-RAN será o 5G-Standalone, do 5G-SA. A rede 5G-SA transporta todo o tráfego de sinalização e dados do usuário em 5G-NR sem o uso de LTE. Isto levará muitos anos para ser totalmente implementado, mas é o estado final que os operadores procuram.

Esta mudança para 5G permitirá novas capacidades e conceitos para as redes móveis. O fatiamento de rede, por exemplo, cria redes ponta a ponta adaptadas aos requisitos da aplicação. Embora haja uma implantação limitada de fatiamento com a configuração 5G-NSA, ele estará totalmente disponível assim que o 5G-SA estiver disponível.

Implantação do 5G e o futuro da experiência móvel

Devido ao tamanho e escopo da rede 5G, levá-la a todos os lugares levará algum tempo. No entanto, muitos poderiam usar os recursos e casos de uso que ela oferece imediatamente. Para levar o 5G ao maior número de pessoas o mais rápido possível, o 5G-NSA utiliza as configurações LTE atuais para preencher algumas das lacunas até que o 5G possa ser completamente implantado. Para trazer um serviço 5G confiável para dentro de um edifício, ele usará a rede de acesso de rádio LTE combinada com rádios 5G.

Se você deseja o 5G, considere implementar ou atualizar sua infraestrutura LTE hoje mesmo. Isso permitirá que você já possa aproveitar uma implantação econômica que utiliza LTE e 5G. Ele também permite que os usuários aproveitem a tecnologia MIMO para uma melhor experiência.

Com a tecnologia 5G de small cell, como a Spidercloud Enterprise RAN da Corning, os usuários internos podem aproveitar os benefícios do 5G o mais rápido possível. Em vez de esperar que o 5G esteja disponível, as empresas podem utilizar a tecnologia small cell interna da Corning para reconhecer os benefícios do 5G.

Pronto para estar na vanguarda da tecnologia? Entre em contato com nossos especialistas hoje mesmo para saber como podemos ajudá-lo a obter todos os benefícios do 5G com os sistemas Enterprise RAN da Corning!

 


Art King 
es parte del grupo de tecnologías IBN de Corning Optical Communications. Un veterano con 20 años de experiencia en TI empresarial global y en la industria celular, la visión a largo plazo de Art de lo inalámbrico como “oxígeno digital” que permite un mundo completamente inalámbrico está sucediendo a nuestro alrededor en este momento.

Quer saber mais?

Contáctanos hoy para saber cómo nuestras soluciones completas de fibra óptica pueden satisfacer tus necesidades.

Thank you!

A member of our team will reach out to you shortly.

Compartilhar