Emissões de partida a frio | Mercado automotivo | Tecnologias ambientais | Corning

Desde o início

Desde o início

Os substratos Corning® FLORA® eliminam os poluentes quando estes estão nos níveis mais altos: logo após a partida do motor.

No mesmo período em que você leva para ligar o carro em uma manhã fria de inverno, colocar o cinto de segurança, ajustar os espelhos e sair da garagem, seu carro provavelmente emite mais poluentes do que 300 km dirigidos em estrada.

Não é sua culpa. É o procedimento operacional padrão para a maioria dos veículos hoje em dia.

Mas os veículos não são muito mais limpos do que costumavam ser?

A resposta, em parte, é sim. Uma vez que o motor esquenta, componentes como os substratos cerâmicos para catalisadores da Corning melhoram muito a qualidade do ar que sai do escapamento.

Mas emissões de partida a frio – os poluentes produzidos durante os primeiros 60 segundos após a partida – continuam representando o segmento mais tóxico do ciclo de funcionamento do motor. Na verdade, mais de 70% de todas as emissões de gases nocivos de um percurso de rotina ocorrem durante a partida a frio.

Isso porque os catalisadores normalmente não atingem a eficiência máxima até que o gás de exaustão do motor aqueça à uma temperatura na qual as reações catalíticas sejam iniciadas  dentro do catalisador. Portanto, enquanto os órgãos reguladores e cidadãos em todo o mundo aumentam suas expectativas de redução de emissões dos veículos, os cientistas da Corning intensificaram seu foco nesse período crítico de primeiro minuto.

O resultado é o substrato Corning® FLORA®, projetado especificamente para permitir que catalisadores aqueçam mais rápido e reduzam os poluentes lançados logo após a partida. Os substratos FLORA são uma das mais recentes inovações da Corning, resultado de mais de 40 anos de experiência em desenvolvimento e fabricação de produtos de controle de emissões.

Os substratos FLORA, como muitos produtos de ar limpo da Corning, começam com a cordierita, um material de cerâmica de alta temperatura, leve e de baixa expansão. Entretanto, os substratos FLORA utilizam uma composição exclusiva que proporciona uma redução de peso de até 35% comparada a substratos comuns, mantendo a integridade estrutural e termodinâmica.

Com uma massa super baixa e de alta durabilidade, os substratos FLORA podem absorver rapidamente o calor de um motor recém-ligado, permitindo que o revestimento catalítico alcance a sua eficiência térmica muito mais rápido do que os substratos convencionais.

Isso gera uma melhoria de até 20% nas emissões de partida a frio, permitindo que as emissões gerais cumpram a maioria dos regulamentos futuros, como a SULEV30 nos EUA. Além disso, com a otimização do sistema, também pode gerar economia de catalisadores de metais preciosos.

Durante a partida a frio, é necessário consumir mais combustível para aumentar a temperatura dos gases de escape. Mas com o FLORA, esse consumo de combustível durante a partida a frio pode ser reduzido, pois requer menos calor para atingir a temperatura de desativação do catalisador. Além do mais, os substratos FLORA apresentam a mesma durabilidade excelente que os clientes esperam de outros substratos da Corning.

Outras alternativas para reduzir a emissão de poluentes da partida a frio – como o uso de mais metais preciosos no revestimento catalítico – são caras e exigem mais combustível na partida a frio. Essa é uma das razões pelas quais montadoras, como a Honda, admitem que o FLORA é a solução ideal para os desafios das emissões de partidas a frio. Várias plataformas da Honda vêm incluindo o FLORA em modelos dos EUA desde 2016.

As aplicações de gasolina e diesel para serviços leves podem se beneficiar com o FLORA.

Ainda que o material gasoso represente a maior parte dos poluentes na partida a frio, algumas partículas de carbono também fazem parte da mistura.  Na Europa e na China, onde há regulamentações mais rigorosas de partículas para veículos a gasolina, as montadoras estão recorrendo aos filtros DuraTrap® GC da Corning para eliminar com eficiência o material particulado resultando em emissões ainda mais limpas.

E como tem feito há décadas, a Corning trabalha lado a lado com os clientes para desenvolver soluções que atendam aos requisitos, inovando sempre para tornar o ar que você respira mais limpo e seguro.

Compartilhar